
Quem sou eu
Olá! Eu sou Emília Rangel e escrevo neste blog para compartilhar caminhos de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal para brasileiros no exterior. Vamos conversar, especialmente, sobre as dores — luto simbólico na imigração — de quem vive entre dois mundos. Valorizo o poder das pequenas viagens de transformação e das relações que passam por nós enquanto peregrinamos pela vida que escolhemos fora do Brasil.
Gosto do simples, da vida de todo dia. Do artesanal e também do tecnológico — o que não quer dizer que me dou muito bem com ambos, mas insisto. Gosto de lugares antigos, bibliotecas e, em todo lugar que vou, procuro o café mais antigo para me sentar e imaginar um tempo distante. Com um bom cappuccino, minha bebida preferida.
Minha trajetória: entre raízes e mudanças
Nasci em Atibaia, mas cresci em Salvador. Voltar para a minha cidade natal era meu maior objetivo. Ao completar dezoito anos decidi que iria partir, porém, por diversos motivos, a mudança aconteceu somente aos vinte e três anos. Em São Paulo, morei em muitos lugares. Atibaia, Campinas, Paulínia e Jaguariúna. Entre esse período, morei pouco mais de um ano nos EUA (intercâmbio para ser au pair) e, depois de muitos anos, realizei meu sonho de morar em Londres, período em que fiz o meu reconhecimento como cidadã italiana. Incluo um retorno ao Brasil — dessa vez em Salvador — após temporada Itália e Londres, até que em 2018 resolvi morar na Itália.
E não, nada saiu como planejado. Você saberá mais sobre essas tantas andanças nos artigos desse blog e também no Podcast Alma Estrangeira.
Cada lugar foi responsável por um grande salto em áreas da minha vida. Os EUA foi o lugar que me impulsionou na carreira, Londres foi o lugar que me abriu os olhos da maturidade e a Itália foi o lugar que conversou profundamente com a minha alma. Somente com presença e entrega vamos viver as transformações que precisamos. Mudar de lugar é uma oportunidade de crescer como pessoa.
Hoje, moro na Itália, com Mattia — um italiano raiz que foi um presente de Deus, assim que cheguei aqui, e um dos maiores motivos de tanta transformação. Ele me ajudou a ficar, quando meu impulso era sempre querer ir embora. E assim fui entendendo a expressão “voltar para a casa”: viver o que a alma nos mostra como caminho de crescimento.
O que me move: significados, relações e espiritualidade.
Todos nós temos nossa trilha sonora e os temas que permeiam a experiência de viver e trocar com o mundo. A mudança de lugares, a busca pelo sentido da vida e o que nos revela o mundo invisível sempre me chamaram. Ao mesmo tempo, a vida prática e o mundo objetivo lideraram por muito tempo minhas decisões. Unir vida prática e espiritual é uma arte que mantenho como guia para viver bem as relações humanas.
Para o bem viver, aprecio o mundo através da natureza e do que ela nos inspira diariamente. Irmão Sol e irmã Lua, como São Francisco tão bem chamou. São eles que me guiam no equilíbrio entre dia e noite, masculino e feminino. As estações e seus símbolos. Num mundo tão dividido, prezo pelo silêncio, reflexão e faço muitas perguntas para não cair no perigo de perder a autenticidade. Gosto de ouvir histórias, de olhar nos olhos das pessoas.
Numa época polarizada, creio que desejar um mundo com mais paz, passa pela decisão de ser mais consciente sobre os problemas nas relações com nós mesmos, com a família, com o mundo. E claro, com o Divino.
Para enriquecer esse troca, você pode me escrever sobre seus temas e o que te inquieta. Sem dúvida, irá me inspirar a criar mais.
Viver com consciência é um ato de responsabilidade com a existência.
Como posso te ajudar: atendimento para brasileiros no exterior
Sou formada em Administração de Empresas e trabalhei na área de Logística e Análise de materiais (dados), até que me mudei para Londres e quis experimentar novas formas de trabalho. Foi uma experiência que me mostrou um outro lado que eu ainda não conhecia e decidi que gostaria de trabalhar diretamente com pessoas. E assim segui a transição, ocupando outros espaços, enfrentando meus medos e estudando para oferecer o que se apresentou naturalmente nessa estrada. Fiz uma especialização em Logoterapia e Desenvolvimento Humano e estou estudando Counseling.
Ofereço atendimento terapêutico para quem está em qualquer fase da transição de país — seja preparação para morar fora, adaptação no novo país ou retorno para o Brasil. É um atendimento para que a verdadeira mudança (a de dentro) aconteça. É um caminho para desenvolver boas relações vivendo no exterior.
Obrigada pela companhia, entre fotos e escritas, nos vemos.